quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Should we eat Bugs?

Quanto mais temos de estudar, mais nos parece importante tudo o que nos rodeia. E admito - é muitas vezes nestas alturas que arranjo motivação para as coisas mais estapafúrdias. Mas hoje, numa das minhas viagens de descanso ao maravilhoso mundo do TED encontrei um vídeo informativo que me deixou realmente em estado de ponderação: devemos comer insectos?

(O vídeo é extremamente interessante e bem construído. Vê-se muito rapidamente e sem cansar, ganhando-se 5 minutos de conhecimento.)

Bater com a cabeça ao relembrar que os nossos ancestrais, seres bem saudáveis, comiam estes bichinhos que agora achamos nojentos fez-me abrir melhor o olho. Sabias que os romanos antigos viam as larvas como iguarias de altíssima classe? E os percevejos, crocantes e picantes - só os Reis comiam! Porém, a entrada da agricultura nos nossos hábitos de subsidência mascarou estes pobres animais como pestes destruidoras, sugadores de sangue e mil patas nojentas. Mudaram-se os hábitos, as culturas, e a heterogeneidade tornou cada vez mais as sociedades desenvolvidas afastadas dos seus hábitos primários. Porém, mesmo assim, hoje são consumidas mais de 2000 espécies de insectos por todo o mundo! E defeitos para eles? Poucos há: são nutricionalmente ótimos para o organismo, sendo fontes de proteína e ferro riquíssimas, ainda melhores que um bom bife de vaca; o impacto ambiental no metano e destruição de habitats é muito mais reduzido; a variação de espécies e sabores é imensa. Decorrem mesmo actualmente estudos que estão a tentar confirmar como uma dieta em insetos é mais rica e saudável que uma dieta em carnes/peixe.

  

Se pensarmos no que nos (me) impede de comer estes bichos... pensamos nas pernas, nas asas, no som crocante e repugnante na nossa boca. Mas sendo assim: onde ficam os lagostins, que também já foram espécies desvalorizadas? E o camarão? Descobre mais no vídeo acima sobre o assunto e abre a pestana também.

 A minha mente mudou um bocadinho e espero nesta vida experimentar pratos 
 de todo o género. E tu? 
Comentários
11 Comentários
  1. o que não mata engorda.. e esses bichinhos não farão mal nenhum.. quando fui criança comi alguns e cresci bem saudável.. e quando somos crianças temos aquele instinto de comer o que nós precisamos.. e agora espetadas de bichinhos crocantes até são iguarias em alguns restaurantes

    ResponderEliminar
  2. eu quando fui crianças comi ainda alguns bichinhos e cresci bem saudável.. quando somos crianças comemos o que o instinto nos diz o que precisamos e o meu mandou comer bichos no jardim.. e espetadas de bichinhos estaladiços são iguarias em alguns restaurantes

    ResponderEliminar
  3. É só o Jamie Oliver lançar um livro de receitas e comer insectos torna-se moda.

    Agora a sério, o problema é mesmo saber cozinhar os bichos. Uma dúzia de caracóis bem cozinhados é melhor que marisco! :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei a pensar no que escreveste aqui..

    ResponderEliminar
  5. Que horror.. blhac, mil vezes ahahah. Confesso que não vi o video, mas apenas com receio de ver alguma coisa que me agoniasse depois.

    Eu não era capaz de comer insectos, acho-os repugnantes. Não os comia (mesmo) por nada, nem que me dissessem que mais nutritivos do que qualquer carne, peixe crustáceo. E tu? =)

    Um beijinho, Andreia. ♡
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. se devemos ou nao, isso não sei, mas seriam precisos argumentos muito fortes pra mim =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  7. Dá que pensar realmente, há quem defenda que a escapatória à fome que poderá vir com esta crise é voltarmos a comer insectos... dá que pensar realmente, até podem ser bons, não sei :)

    santiroyalhome.blogspot.pt
    Santi

    ResponderEliminar
  8. vi o video e fiquei impressionada com tanta informação e fez-me pensar. mas eu acho que é sem dúvida uma questão cultural e de hábitos alimentares.

    Giveaway <3 SHE WALKS Blog

    ResponderEliminar
  9. Mesmo depois de ter visto o video continuo a achar um pouco nojento comer insectos. Eu sei que há imensa gente pelo mundo fora que come e não é mesmo nada nojento mas eu não consigo habituar-me à ideia!
    Uma vez o meu namorado experimentou uma iguaria na Tailândia (acho que ele disse que eram besouros) e adorou! Disse que eram muito bons mas eu não sei se conseguia provar!

    ResponderEliminar
  10. O video está muito bem estruturado e apresenta argumentos fortes mas... além de ser vegetariana, acho que nunca comeria insectos! x)
    R: Obrigada! São calças transformadas em calções! Eu tive sorte de herdar alguns pares da minha mãe, mas este género de calças podes encontrar facilmente em lojas de roupa em segunda mão :)

    ResponderEliminar