quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Uma Questão Mais que Animal... diria Humana!

Nos últimos anos sinto que o meu contacto com o vegetarianismo expandiu-se bastante: tanto no mundo blogueiro como no meu mundo quotidiano, foram várias as pessoas que demonstraram o seu amor aos produtos vegetais. No meu sincero íntimo, perguntei-me várias vezes: porquê? Cá em casa há criação de galinhas, já houve de coelhos, e nesta vida humilde e em paz com os pobres animais, nunca me senti a desrespeitar a sua natureza, pelo que o meu amor por refeições de carne, leite e ovos nunca teve pontos que o deitassem abaixo. A minha mãe sempre tratou da morte dos pequenos animais, algo rápido e pouco doloroso (diria, numa linguagem que desta forma parece fria demais mas não com tal intenção). Então sublinhava a minha pergunta: porquê, porquê, porquê?

  

A meu ver, pelo menos pelo verificado em casa, cada um apenas seguia o seu destino na alimentação, do modo mais correto. Porém, há umas horas atrás, tudo mudou um pouco com uma publicação virtual que li: com ela, não digo que correrei a alterar o meu regime alimentar; acho isso pouco provável, sendo eu apreciadora nata de carne e pouco consumidora de vegetais em massa. Mas fiquei triste, realmente triste.
A publicação que li deu, talvez, um pouco de entendimento à minha questão. Percebi que as questões envolvidas nesta escolha talvez não fossem puramente uma mania de cada um, uma questão de dietas mais ou menos saudáveis... que tem, como sempre, uma quanta parte de relação à atitude cruel do Homem. Percebi com esta publicação que as práticas morais da minha mãe, que tanto me pareciam naturais à alimentação, passam ao absurdo quando outras mãos humanas se apoderam dos animais e os torturam, simplesmente. Percebi isso com estremecimentos a declarações como estas, chocantes e assustadoras (não aconselho o vídeo nem as declarações a quem for mais sensível):



"Uma vez eu levei a minha faca – afiada o suficiente – e cortei a ponta do
nariz de um porco, como um pedaço de mortadela. O porco foi à loucura por
alguns segundos. Em seguida, ele apenas ficou lá olhando, como um estúpido.
Daí, eu peguei um punhado de sal e salmoura e triturei em seu nariz. Aí sim,
o porco realmente enlouqueceu, esfregando o nariz em todo o lugar. Eu ainda
tinha um monte de sal na minha mão – estava usando uma luva de borracha – e
eu enfiei o sal no rabo do porco. O pobre do porco não sabia o que fazer.”
.
“Eu já arrastei vacas até que seus ossos começassem a quebrar, enquanto
elas ainda estavam vivas. Quando as estou trazendo até o canto e elas
ficam presas na porta de entrada, puxo até que sua pele seja rasgada, até
que o sangue escorra no concreto e ferro. Quebro suas pernas…. E a vaca chora
com sua língua pendurada. Eles puxam os animais até que seus pescoços quebrem.”
(MAIS AQUI.)

Não consigo colocar mais nada aqui. Mais nenhum dos testemunhos que li. Preenche-me neste momento uma tristeza enorme, um sofrimento íntimo pela crueldade do mundo. Um pesar de sofrimento e vergonha por uma raça que não sabe prezar a vida, as vidas. Só penso.
Comentários
5 Comentários
  1. mas as pessoas desses testemunhos não tem juizo e amor á vida? aquela morte rapida e indolor é uma coisa.. mas isso é tortura

    ResponderEliminar
  2. Não consigo sequer ver o vídeo! :o
    Sou vegetariana mas respeito quem consome carne, cada um cria os hábitos alimentares que quiser mas uma coisa que não tolero é a industria da carne, a maneira como tratam e matam os animais é repugnante! Acho que não há necessidade para um comportamento tão cruel.
    Aproveito para dizer que tens um blog mesmo adorável ;)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que horror!
    Eu concordo contigo, por aqui também se criam galinhas e também acho que as coisas seguem o ciclo da vida e da natureza pois todos os animais se alimentam de outros... Não tenho nada contra quem é vegetariano, cada um segue as suas escolhas justificando-as duma maneira mais correcta ou não, não importa.
    Mas sei que em muitos sítios os animais não são tratados dignamente, mas esses relatos são de uma pessoa psicopata e altamente desequilibrada, e acredito que estes casos sejam uma minoria, e comparo-o a crimes de tortura que os seres humanos também praticam contra outros seres humanos... Deixa-me triste sobretudo...

    ResponderEliminar
  4. Também adoro carne. Estou ciente de que há imensa crueldade, mas... É por isso que prefiro continuar na ignorância, não saber o que fazem com os animais nem aquilo a que os sujeitam...porque, caso contrário, acho que não conseguiria voltar a comer carne. Ainda há pouco tempo recusei visitar um matadouro por esse mesmo motivo...

    ResponderEliminar