domingo, 25 de maio de 2014

Panquecas de Aveia e Banana com Recheio Vermelho


As últimas frequências decisivas e/ou época de exames aproximam-se e, se por um lado o tempo para a cozinha, por outro o nosso apetite aumenta e quando damos por nós os petiscos são inúmeros, as caixas de chocolates e embalagens de bolachas esgotam e depois a nossa barriga é quem paga. Hoje, o apetite atacou-me enquanto me tentava desenvencilhar de um trabalho de Bioquímica: puxei pela cabeça, soube que queria algo doce e reconfortante e, após algumas pesquisas e imaginação, voilá!


PANQUECAS DE AVEIA E BANANA COM RECHEIO VERMELHO

PARA A MASSA:
✓ 2 colheres de sopa de Farelo de Aveia;
✓ 1 Banana;
✓ 1 colher de sopa de Linhaça;
✓ 1 colher de sobremesa de Chia;
✓ 1 Ovo.

PARA O RECHEIO:
✓ 2 Morangos;
✓ Mirtilos Secos e Goji a gosto.

Numa tigela, misturar todos os ingredientes da massa. Bater com a varinha mágica para ajudar a degradar algumas sementes, tornando a massa mais homogénea (opcional). Colocar numa frigideira anti-aderente a mistura. Quando a massa começar a descolar do fundo, virar com uma espátula e deixar durante 2 minutos ao lume. Enquanto isto, juntar num copo os morangos, os mirtilos e as bagas de goji. Bater tudo com a varinha mágica; reservar. Entretanto, retira-se a panqueca para um prato e acompanha-se com o molho vermelho confeccionado.



A aveia é um cereal muito nutritivo, conhecido pelo seu grande teor em fibra que o associa a benefícios no funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e colesterol LDL e manutenção dos níveis dos mesmos. Existem mesmo estudos que associam este alimento ao controle glicémico (controle dos níveis de açúcar no sangue) e manutenção da pressão sanguínea. Já o mirtilo seco e as bagas de goji são ingredientes-reis no que toca a teor de antioxidantes, designados mesmo como frutos da juventude, prevenindo doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro, atenuam efeitos do envelhecimento como o esquecimento, entre muitos outros benefícios! E o porquê de juntar linhaça e sementes de chia? São superalimentos, ricos em vitaminas e fibras, que têm um poder saciante enorme - protegendo-me de andar a petiscar a cada 5 minutos!


Assim, motivos não faltam para vos indicar esta receita e para perderem (ou ganharem!) meia dúzia de minutos na sua execução.
 Bom apetite e um rentável estudo! 
Peço desculpa pela qualidade de fotografia, que não está tão boa quanto queria.
Comentários
2 Comentários
  1. adoro panquecas... essas até nem têm mau aspeto! =)


    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Parece uma receita fabulosa! Onde é que arranjas os mirtilos, as bagas, as sementes e essas coisas todas? deve haver em qualquer supermercado não? eu ando sempre à procura de receitas saudáveis mas na hora de ir encontrar os ingredientes nunca sei onde os comprar.

    ResponderEliminar