quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Amor à Distância

Hoje preciso de palavras, preciso de opiniões e corações. Como o título refere, não é difícil atingir o ponto chave de todo este post: eu vivo um amor à distância. Estou dependente, como nunca estive outrora, de um rapaz que se encontra a estudar a 400 km de distância de mim. A nossa relação começou no mês passado, embora toda a nossa aproximação (maioritariamente virtual) já tenha alguns meses; completamos já um mês de namoro. É fácil avaliar que os nossos encontros são bem complicados, e já passamos por desafios e aventuras enormes que viraram grandes provações do que sentiamos um pelo outro. Muitos dizem que o amor não tem distância, não tem tempo; mas quem vive sabe quantas noites foram passadas em chamadas apimentadas de lágrimas, frutos da saudade do beijo, do olhar e do corpo. Orgulho-me de saber que mudei muito por toda esta relação que criei, e orgulho-me ainda mais por saber o quanto mudei a outra pessoa em questão e o quanto sinto o que ela sente. Porque se tal amor dói muito - se dói, minha gente, se dói! - todos os quantos me deram forças me referiram que não há amor mais belo que aquele em que cada pequeno gesto é avaliado e conhecido, cada pequena tristeza é detetada, cada sentimento explosivo se sente em ambos os corpos e cada encontro é desejado e explorado como único, tornando-o perfeito carpe diem.  Mas o medo ataca, em cada passo sem mim, em cada pensamento futurista, a cada resposta mais demorada, a cada noite longe. Uma dictomia constante cujo remédio, santo e rápido, somos unicamente não eu, nem tu; NÓS.

 E tu? Que pensas do amor à distância? Já viveste algo assim?  }
And you? What do you think about distance love? Do you live some like that?
Comentários
28 Comentários
  1. espero nunca estar na tua situação, é a única coisa que me ocorre para dizer...

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, já estive em situação bem próxima, gostei de coração com quem estava, e no entanto não senti muito do que agora sinto. Dói, mas é na distância que começas a conhecer e dar valor a cada mais pequeno gesto. E quando estás junto fisicamente com quem queres, passado tanto tempo na saudade, o mundo pára, (e não estou a exagerar). E tudo é único, e toda a dor passa, rapidamente. É o mais belo «Olá!» e o mais sofrido «Até depois.», sempre com lágrimas. Mas o sentimento é algo que nunca tive tão grande no peito; e o mais belo é sentires que amas e és amada. Apesar da dor, apesar da dor.

      Eliminar
  2. Namoro à distância nunca passei por isso. Mas acredito nele sim. O amor ultrapassa essas barreiras e as pessoas acabam por fazer um esforço. Acredito que não seja mesmo nada fácil e que doa bastante. Mas acho que o que faz mover as pessoas numa relação assim é pensarem no futuro, e acho que não há melhor que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom ter tais palavras. Às vezes pensar no futuro dói, porque o medo de não conseguires superar tudo é enorme, e tu desejas mesmo esse futuro. Esse sempre. Mas como já lhe disse, à pessoa em questão, «Eu sei que te amo hoje, e sei que te amo amanhã. E amanhã vou saber que te amo nesse dia e no outro a seguir. E tudo é mais fácil assim, mais simples e belo.». É complicado; mas nos melhores momentos, paramos o mundo, só com um simples sorriso.

      Eliminar
    2. De facto é mais fácil assim!
      R: Obrigada :) Eu concordo que a amizade não tem sexos, mas também sei reconhecer, ou pelo menos para mim, que a amizade de uma rapariga e de um rapaz são diferentes.

      Eliminar
  3. Eu vivo em Portugal Continental, e ele na Ilha da Madeira. Não nos vemos à cinco meses. Custa muito, é verdade. Mas sabes, a distância é nada quando alguém vale tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Vivemos de confiança, de amor, paixão e honestidade. Algo que é base nos nossos relacionamentos, acredito, e que por vezes falta a muitos outros. É tão difícil acreditar às vezes, quando a saudade me tolhe o espírito; mas ele apoia e faz tudo ficar bem. E se o contrário acontece, eu apoio e faço tudo ficar bem. O equilíbrio. É mesmo bom saber que há amor assim; que vale tudo.

      Eliminar
  4. Tenho a sorte de poder ver o meu namorado praticamente todos os dias. Estamos juntos há quase 2 anos e sei que, para o ano, quando ele for para longe e só o puder ver de quinze em quinze dias ou coisa parecida, vai custar. Mas ao mesmo tempo sei que gostamos um do outro o suficiente para percebermos que o lugar onde nos sentimos melhor é perto um do outro. Vai ser complicado, especialmente porque estamos habituados a vermo-nos diariamente? Vai! Vão haver discussões e choros? Claro que sim. Mas no fundo sei que vamos voltar a estar juntos. Temos de pensar no futuro e essa distância será só uma fase que nos fortalecerá. Não há nada melhor do que ser capaz de imaginar um futuro com alguém. E não há nada melhor do que ser correspondida por isso, se essas coisas forem conjugadas, custa menos um bocadinho. As saudades são terríveis mas acabamos por valorizar mais os pequeninos gestos, todas as mensagens, todas as chamadas, todas as fotografias, todas as cartas de amor... (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste-me tão bem, Carolina. Eu tenho medo porque a nossa relação teve um início demasiado virtual; e queria mesmo, mesmo, poder construir a confiança da presença diária com ele, dos mimos e beijos todas as manhãs. Ele queria vir para cá estudar, sem se preocupar com curso ou objetivos (o que não queria aceitar, mesmo, apesar da sua teimosia). A mãe deixou, o pai não, dizendo que «Se é para valer, vamos conseguir sobreviver a tudo. E quando me tiver nos braços, tudo vai ter um sabor bem mais especial.». Os pais dele estão, cá na nossa opinião, a torcer bem por nós, apesar das limitações. Os meus nem tanto, mas com sua razão. (Fiz das minhas.) Custa muito, Carolina, porque pensas tanto em tudo o que o mundo pode querer dele. Acredito que vês o teu namorado perfeito; eu vejo, e custa pensar que o mundo é cego e não o vê assim. Então custa, o medo de perder tão longe. Mas a luta que estamos ambos a fazer mostra, a cada dia que passa, que somos mais fortes do que jamais pensei. Nunca pensei lutar tanto, dar tanto. E ele nunca foi assim também por alguém. Gostamos tanto um do outro; e o nosso mundo próximo já o notou. Resta lutar. E tu, Carolina, vais vencer tudo. O amor resiste, resiste sempre.

      Eliminar
  5. Muito obrigado querida!!
    Fazes muito bem, espero pela tua visitinha em todas as rubricas do meu blog :)

    ResponderEliminar
  6. Ando com o meu namorado há três anos, como ele era militar, passava muito tempo fora e todas as decisões de estar com ele, não eram tomadas, nem por mim, nem por ele, mas sim pelo quartel, pois um militar é militar 24h e quase não têm vida pessoal, vivem para aquilo. Passamos muito, durante quase dois e meio, quando ele ia para campos, quando estava de serviço e nessas alturas, nem por chamadas, mensagens, podíamos falar. Passamos por muito, mas hoje estamos juntos e vivemos juntos. Ultrapassamos tudo isto e posso te dizer que esses momentos, fortaleceram imenso a nossa relação! Hoje somos muito felizes e felizmente os tempos de tropa, acabaram :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, esperar tanto traz também muito medo. Queremos um futuro, e parece tão longínquo. Mas é na luta que realmente tenho fortalecido tudo. Em cada lágrima, em cada sorriso, em cada orgulho partilhado. Hoje acredito, acreditamos. Obrigada mesmo pelas tuas palavras - serás um exemplo que seguirei.

      Eliminar
  7. Eu e o meu namorado já completamos um ano e meio de namoro e até há bem pouco tempo havia a certeza de que ele iria viver para Londres. Tal como deves saber, melhor do que quem nunca passou por essa ansiedade, não foram tempos fáceis, e ele nem chegou a ir, graças a Deus. Não te preocupes porque se o amor for forte e verdadeiro resiste. Será complicado? sim. Haverão problemas e dificuldades? sim. Mas resiste.

    Vou deixar-te aqui um texto que encontrei completamente por acaso na altura em estava prestes a passar pelo mesmo que tu:

    "Que achas de relações á distância?
    - São relações como qualquer outra, ou melhor ainda. Sabes porquê? Aprendes a confiar, a respeitar, aprendes a amar pelo que a pessoa é e não por aquilo que vês. Estás com essa pessoa e suportas a sua ausência porque a amas de verdade e tens esperança de um dia poderes tê-la do teu lado todos os dias da tua vida. Aprendes a ser fiel e ter força de vontade para lutares pelos teus objetivos, aprendes a acreditar que o amor vai bem mais longe do que aquilo que se pode ver ou até mesmo sentir.
    Se é complicado? Sim é. Vai haver momentos em que vais fechar-te no quarto e chorar perguntando para ti mesma o porquê de as coisas serem assim. Vais ver as tuas amigas com os namorados na rua a trocar carinhos e vais sentir-te triste por não poderes fazer o mesmo. Vão haver dias em que precisas da presença daquela pessoa para te dizer o quanto és importante para alguém e sabes que não podes ter. Vais sentir revolta, por vezes um vazio enorme, um sufoco incontrolável.
    Mas vale a pena, porque quando vês essa pessoa à tua frente valorizas cada segundo da sua presença, amas como se o mundo fosse terminar amanhã, enfim..
    É como se mais nada nem ninguém existisse, que posso dizer mais, é AMOR!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto... eu publiquei-o no meu próprio Facebook com ele. Fez-me chorar, algo que nunca fiz com frequência e agora me toca sempre de modo tão belo. Basta ter a ver com ele. É bom, realmente, verificar que o sentimento verdadeiro existe no mundo e que, apesar do pouco comum e do difícil, a fé no amor é mais forte. Não só em mim, como em ti e muitas outras opiniões que aqui vi. Todas estas palavras são, sem dúvida, o ombro mais fortalecedor da história! :)

      Eliminar
  8. Eu já passei pela mesma situação, embora a distância fosse menor!
    É muito complicado viver uma relação à distância! No princípio parece tudo muito fácil porque é o estado de enamoramento a falar mais alto, mas depois bem a pior parte, a parte em que acontece qualquer coisa e a pessoa não está, que estas triste e precisas ver a pessoa e ela não está! Surgem as dúvidas quando a pessoa te diz que não te pode visitar porque tem que fazer qualquer coisa! Um conselho de quem já passou pelo mesmo, vive o namoro, mas não te prendas demais a um rapaz que está muito longe, porque depois podes vir a sofrer mesmo muito! Toda a sorte e felecidade para esse namoro! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o teu lado mas, mais do que pensaria, hoje discordo completamente. Depende do modo como te envolves e como tratas o amor não só no seu enamoramento como na sua amizade. Orgulho-me de saber que conheço-o melhor do que pensaria conhecer alguém - mesmo longe consigo saber tudo o que se passa com ele. Como? Não sei. É irreal e ele conhece-me também, assim longe, como ninguém. Cada pequeno traço começou a ser desenvolvido e avaliado por nós. Estou presa e melhor que isso é saber a simbiose que existe, a dependência do outro lado; o amor. Sim, estou cega e apaixonada; nota-se, não é? Mas quando se tem mãos no coração de outra pessoa, as lágrimas derramadas pela distância limpam o caminho para o sentimento mais verdadeiro.

      Eliminar
  9. Eu já passei por essa situação. Ele era do Porto e eu sou de Viseu. Estávamos profundamente apaixonados, mas nenhum sabia que o outro gostava do outro. Entretanto ele deixou de me falar, e eu fiquei desolada. A verdade é que mais tarde eu acabei por saber que tinha sido pela distância. Não imaginas a dor que ainda sinto por ter sido assim. Por isso, neste momento, não consigo mesmo acreditar no amor à distância. Mas talvez para ti resulte, espero mesmo que sim. Boa sorte, porque não é fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deverias acreditar. O teu caso é diferente; pena não saberem - pelo menos verbalmente falando - o sentimento um do outro. Faltava isso, esse passo, e a certeza de que era um amor completo. Amor é mais que fantasia, é paixão e desejo. E nunca se sabe, Marli, se a vida te prega uma partida e ainda o reencontras. :)

      Eliminar
  10. Estás a viver um amor lindo Daniela <3
    Assim é que dá para ver que um amor forte consegue ultrapassar qualquer barreira *-*
    Eu só estou duas vezes por semana com o meu namorado, mas só faz com que o nosso amor seja mais forte :)
    Força *-* <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, duas vezes por semana... o que daria por duas vezes por semana! Mas numa coisa tens razão: a distância promove uma tristeza ainda maior, uma dor grande. Mas que não me canso de sentir e de elogiar porque tem sido, ironicamente, o melhor dos bens na nossa relação: temos amadurecido e temos vencido realmente barreiras que nunca pensei vencer. É tão bom! E um dia tenho a certeza que tudo será muito melhor e irei olhar para trás, sorrir, e saber que fui uma super heroína com o meu super herói.

      Eliminar
  11. Nunca estive numa situação como essa.

    Adoro o design do blog!
    Já estou a seguir o teu blog, segue o meu também!

    Blog: http://eu-sou-feminina.blogspot.pt/
    Cbeçalhos, banners e layouts grátis: http://eu-sou-feminina.blogspot.pt/p/banners-cabecalhos-e-layouts.html

    ResponderEliminar
  12. Querida,
    Actualmente vivo com o meu namorado.
    Contudo, o meu namoro foi sempre à distância, primeiro trabalhava na espanha só o via um fim de semana por mês, isto durante um ano e meio, depois teve por cá cerca de oito meses e foi mais meio ano para a Angola.
    E posso te dizer, é muito difícil e escuta imenso.
    Até porque mesmo tu penses, bem vou sair para me divertir um pouco, mas na verdade nem consegues. Porque estás sempre com a cabeça na outra pessoa.
    Muito complicado, mas quando se ama, tudo se resolve;)

    Beijinhos***

    Bom fim de semana;)
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sabes - acredita, não sabes! - o quanto as tuas palavras me elevaram o coração às alturas. É difícil encontrar alguém que compreenda e vejo-te, nas palavras, como realmente viveste algo assim e vences-te. Eu estive com ele à cerca de duas semanas, estarei sábado - assim espero! Mas só as lágrimas que derramamos, tantos dias, tanta vontade de desaparecer às vezes da dor, da saudade, é tudo tão enorme e cinzento. Mas o amor vem, agarra-nos, e um está mal, o outro equilibra. É um amor cada vez mais belo e forte e seguro. E só espero (esperamos) que o nosso futuro seja tão bom como foi o teu: um mais um, num único nós. :)

      Eliminar
  13. A minha relação também é um pouco à distância :c

    ResponderEliminar
  14. eu acredito porque também já passei por uma relação assim :)
    e adorei o teu blog, a forma como escreves, o layout, está lindo!!
    já te sigo!! beijinhos :)*

    http://ilovecookieswithmilk.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu posso falar duma relação à distância que deu certo, a minha :) E os meus kms eram mais, nem no mesmo país estávamos, mas o nosso amor é verdadeiro, e mesmo dificil, superamos a distância e hoje vivemos juntos :D *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tão bom: estas histórias fazem-me saber que o amor é algo que é belo e forte, mais palpável do que às vezes pensamos. Existe!

      Eliminar
  16. Querida, mudei de blogue, se quiseres o novo link manda-me um e-mail para: littlejomail@gmail.com

    Beijinho :)

    ResponderEliminar