segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mil Voltas


Sinto-me perdida: estou num curso que não admiro, na exaustão de ter tentado lutar por outro que não consigo (maldita Medicina) por 3 anos. Agarrei-me a um curso semelhante, que talvez gostasse, não fosse o facto de ter sido sempre o meu «curso de "não-estás-onde-queres"». Esse seu título carregou-se nas minhas costas, transformando-se numa angústia que ultimamente me tem deixado mais e mais triste com a vida académica que tenho. Sempre gostei de estudar, sempre tive notas exemplares e fui muito congratulada pelos meus professores e hoje... saio de um exame que mal estudei, em que respondi tudo à sorte e tenho noção que só passarei com sorte e injustiça, perante tantos outros que estudam e não passam. Amanhã tenho mais um exame, quarta outro, e a força simplesmente não existe. A verdade é que... sem ambição, sem amor ao que estudas e desejas no futuro, nada consegues. É verdade que numa situação tão sem equilíbrio, a minha personalidade já procurou soluções: quero mudar, quero estudar fora, quero começar muito e deixar para trás tanto que me deitou abaixo. Eu conheço-me, sei quando novos inícios são precisos, quando as coisas não resultam; sempre soube. E isto não vai resultar... Porém, para os meus pais, foram 2 anos académicos, sempre tiveram os meus irmãos a estudar em casa, são muito agarrados e protectores relativamente ao que represento, e vejo discussões tempestivas e desilusões a chegarem. Mas existem alturas em que sabes que as coisas não estão mesmo bem, em que os caminhos brilham na direção que tens a tomar e, nessas alturas, o único que pode agir és tu... em prol daquilo que um dia - agora sim - AMBICIONAS ser: alguém feliz e realizado.
Comentários
13 Comentários
  1. Ora bem :) Durante muito tempo também eu fiz as minhas coisas, tomei as minhas decisões, em prol dos meus pais. Vês onde tudo isso chegou não vês? Hoje estou a trabalhar numa qualquer área em Inglaterra. E digo-te. Não podia estar mais feliz! Nada como fazer as coisas por gosto :) Dizem que sim que estudar é dificil... mas acredito que se estudarmos algo que gostarmos levamos a vida com outro ânimo. Tenho dito. Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Olá querida,

    Já que me questionas sobre o assunto, um dia (não nesta carta pois já vai encaminhada) gostava de escrever-te sobre o assunto mais detalhadamente. No entanto digo-te já que no que toca à familia, as coisas não foram fáceis pois como familia unida que somos custou-lhes a ideia de me "largarem" por assim dizer.. mas como tudo na vida, os pais querem é que os filhos sejam felizes. Mas se me permitires, posso-te escrever ao invés de te explicar por aqui? :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. O mais importante no fim do dia é estarmos a fazer aquilo que gostamos. Qual é a felicidade de estarmos a fazer algo que não nos dá prazer nenhum? Só por obrigação? Os pais por vezes podem ser demasiado protectores mas chega a um ponto em que eles próprios compreendem que é o melhor para nós. Fala com eles, explica-lhe como te sentes. Tens de seguir o teu coração :)

    ResponderEliminar
  4. Tive a sorte de entrar em Medicina na primeira tentativa, mas conheço muitas pessoas que só entraram 2, 3, 4 e até cinco anos depois. Tenho colegas de curso que até já têm outros cursos (Veterinária, Farmácia) e uma delas até fez o doutoramento nos Estados Unidos (em Biologia). Mas quando é o que tu queres é o que tu queres, e pronto.

    Tenho amigos do secundário que estiveram dois anos em Enfermagem e depois foram para Barcelona tirar Medicina. É difícil, é verdade, mas era o que eles queriam mesmo.

    A tua vida ainda está a começar, és nova e tens muito tempo pela frente. Não precisas de te agarrar à primeira coisa que te aparece. Mas também pensa bem se isto não será só algum desânimo em relação à tua situação actual, e se tudo isto se resolveria por milagre se entrasses em Medicina. Às vezes temos de aprender a gostar do que a vida nos oferece - ou tentar pelo menos. Se não gostas mesmo, então avança e procura outras coisas :)

    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  5. r: dantes dava sempre na fox life agora não sei :s eu costumo sacar da net (:

    ResponderEliminar
  6. r: eu também procuro no Weheartit, aliás tenho conta e tudo, tal como no Tumblr. mas às vezes nem isso me safa xD eu também sou super picuinhas com o design dos trabalhos !

    posha, tantas vezes :o grande cena ! ó, tenho a certeza que vais conseguir ! não podes desistir depois de teres repetido tantas vezes !

    ResponderEliminar
  7. Fazer/Estudar aquilo que gostamos faz mesmo toda a diferença.

    ResponderEliminar
  8. Uma coisa é certa, se estás meia perdida no meio de um oceano e a tua ilha fica num sentido em que tenhas de nadar/remar contra a maré, força e nunca desistas, porque eventualmente acabas por conseguir, pois é a força de vontade e gosto pelo que queres que te irá sem dúvida ajudar em grande parte...mas, tens de ponderar bem as coisas, avaliar bem os pós e contras e acima de tudo não parar para ver no que dá, penso que isso seja a pior solução. E não tenhas tanto receio dos teus pais,eventualmente poderá custar ao inicio,mas acabaram por aceitar, pois sabem que só assim serás realmente feliz : )

    ResponderEliminar
  9. Faz o que achares que é o melhor para ti! A vida é tua, não podes ir a baixo <3
    Vai ser difícil os teus pais te deixarem ir, mas se é isso que queres, força!

    ResponderEliminar
  10. Acima de tudo tens de lutar pelo que desejas e ambicionas. Estares num curso em que não te sentes realizada não te faz bem. Espero que consigas chegar onde pretendes :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Eu só quero medicina veterinária, é o meu sonho e não me consigo imaginar noutra coisa... Vou concorrer este ano mas não estou nada confiante. Tens de fazer o que achares melhor e acima de tudo, que te faça feliz :)

    ResponderEliminar
  12. r: sim, não fica bem a todos como é óbvio. também depende do estilo mas eu adooooro :3
    pois, se achas que é o melhor para ti (...) por vezes temos mesmo de abdicar de umas coisas para nos dedicarmos a outras !

    ResponderEliminar
  13. Força!! :) Se há coisa que aprendi é que nada acontece por acaso, talvez tu precises mesmo de te sentires assim neste momento para perceberes que realmente aquilo que tu queres é Medicina e ponto final! Não há cá curso "não estás onde não queres"!! Eu sei que tu és capaz de realizar o teu sonho, seja em Portugal seja lá fora, eu fui testemunha de um ano inteiro de trabalho que tiveste e posso dizer-te que tenho plena confiança na tua capacidade trabalhadora e lutadora!! Apenas tens de manter a cabeça erguida, por muito difícil que o caminho possa parecer há sempre uma luz! E eu percebo-te, não estás assim por acaso, todos nós precisamos de experimentar a escuridão para dar o real valor à luz! :)

    Beijinho da Inês Cunha :) Lembra-te que tens valor e que consegues :)

    ResponderEliminar