terça-feira, 24 de julho de 2012

Escovas & Pentes

Acredito que muitos são aqueles que pensam que «pentear» é uma simples acção de beleza. No entanto, é muito mais do que isso - é o mais importante passo para a limpeza do nosso cabelo. Uma simples lavagem apenas lava o couro cabeludo e não o cabelo, composto por células mortas. Pentear é responsável por transportar a oleosidade e as proteínas desde a raíz até às pontas do cabelo e eliminar todas as partículas acumuladas ao longo do dia. Desta feita, decidi fazer um pequeno tutorial sobre este tema. Vejamos alguns exemplos, tendo em conta que:

Escova alisamento e modelamento do cabelo.
Pente desembaraçamento do cabelo.






 CABELOS LISOS 
Usar escovas de cerdas unidas. Escovas de madeira são aconselhadas por diminuirem a eletricidade estática entre os cabelos.









 CABELOS ONDULADOS 
O exercício da escovagem apenas deve ser praticado após o banho, com escovas de cerdas espaçadas. O ato da lavagem é importante: a massagem com shampô deve ser feita no couro cabeludo e o condicionador nas pontas.


Consoante a função requerida, a escova escolhida é diferente:

1. Alisamento dos Cabelos
Os cabos das escovas devem ser longos e ergonómicos para facilitar a escovagem. A base deve ser de metal ou cerâmica para resultados mais satisfatórios, visto que há melhor absorção e armazenamento do calor. O ideal é que estas escovas térmicas possuam perfurações junto aos pêlos, ajudando na circulação do ar quente pelo cabelo. O diâmetro da escova circular deve ser grande para um alisamento perfeito (os diâmetros pequenos ajudam a dar volume). O tamanho da escova está relacionado com o tamanho do próprio cabelo: quanto maior o cabelo, maior deverá ser a escova.

2. Cerdas das Escovas
Podem ser sintéticas (geralmente de nylon) ou naturais (madeira, bambu ou pêlos de javali). Noventa e nove por cento das escovas de cabelo produzidas no mundo são de cerdas mistas: javali com nylon. Essa mistura de pêlo animal e sintético fornece uma relação de equilíbrio. O nylon oferece flexibilidade e resistência ao calor. E o pêlo de javali elimina a eletricidade estática durante a escovação, além de carregar a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas.

3. Escovas Almofadadas
A almofada existente em algumas escovas não é unicamente uma questão de estética: amortece o atrito da escova com os fios de cabelo, além de ser muito mais agradável para indivíduos com couro cabeludo sensível.

Dadas todas estas informações, o passo mais importante: como escovar?

Com o cabelo molhado apenas se pode usar um pente de dentes largos para desembaraçar. NUNCA escoves: com a água, a elasticidade do cabelo é alterada, havendo maior facilidade de quebra. A escovagem deve ser feita unicamente com o cabelo seco: o primeiro passo é abaixar a cabeça e escovar da nuca até o alto da cabeça. Depois faz o movimento até as pontas. Vira a cabeça para o lado esquerdo e repete o movimento. Faz o mesmo com o lado direito. Só então retorna à posição normal. Começa escovando na parte frontal da raiz até onde alcançares com o braço. Só então parte para as laterais.
Desta feita, o teu cabelo será de uma perfeita princesa!

 Translate this post HERE
  Já conheces o Facebook do One and One Million? Like AQUI
Comentários
8 Comentários
  1. Obrigada por seguires querida :)
    Realmente é melhor esperar pelo Outono*

    ResponderEliminar
  2. ora ai está algo em que eu nunca tinha pensado...eu tenho o cabelo ondulado...acho que nao estou muito longe do que aconselhas, mas deixar de escovar todos os dias, por exemplo, seria impossivel =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. quando quiseres uma entrevista é só dizer <3
    obrigada pelo post, muito esclarecedor :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei destas dicas, é algo que geralmente não se fala e é importante :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ai, adorei, adorei, adorei!
    Ainda por cima eu que ando sempre numa luta com o meu cabelo. Quando era mais nova tinha o cabelo muito liso e sedoso e agora ele é volumoso, com caracóis e seco. Ando sempre a ver os melhores produtos e não encontro um que me deixe o cabelo menos volumoso. É tão chato isto! xD

    ResponderEliminar